arredondar o corpo onde ele forma pontas...


Sem nos darmos conta, a vida sedentária fez de nossos corpos máquinas de trabalhar e procriar, passando por cima de nossas subjetividades, propósitos e impulsos vitais. Vez ou outra, nos pegamos tão distantes de nós mesmxs, que nos sentimos sozinhxs e vazixs, presos a construções mentais que restringem nossos afetos e potencialidades. Entretanto, assim como as plantas e animais, nós fomos feitos para viver e sentir o mundo com o corpo, portador de memórias e inteligências.

TOMAR CORPO é uma plataforma que propõe uma reaproximação com o corpo tornando-o pilar central para processos criativos e terapêuticos, organizando oficinas, festivais, vivências, imersões e publicações. Dialogando com as minorias, trabalhamos em prol de uma visão expandida de arte/literatura, aquela que também é sinônimo de amor, diálogo e metamorfose, promovendo reaproximações entre cultura e natureza. Acreditamos ser possível viver e criar à partir da sensibilização e escuta do corpo.




uma escrita que dança, 
coreografias que se inscrevem...


Por processo metamórfico, entendemos as vivências e terapias que permitem ao corpo acessar suas múltiplas camadas e tempos, criando a possibilidade de mudanças que decorrem da fecundação de sintomas-semente, sintonizando o indivíduo com uma melhor versão de seu destino. Facilitamos práticas terapêuticas e ritualísticas que habilitam o sentir e inauguram eventos somáticos.

ESCRITA DO CORPO é o termo que criamos para abordar a inscrição que se dá à partir do corpo, e validar os processos criativos menos racionais, traço cada vez mais recorrente em autores emergentes.



         
não vou ser auto-biográfica, quero ser bio. 

                                                                                                                    Clarice Lispector


Lucila Losito é idealizadora do TOMAR CORPO, uma ave-mulher-peixe que se dedica a transformar o próprio corpo, em um teto todo seu. Encontra na poesia a possibilidade de fazer a palavra dançar, e na dança, de fazer o corpo ser poesia. Para lidar com a solidão, mal estar da nossa cultura, faz de seus tecidos, territórios de conciliação com o entorno. Por ser terapeuta corporal e escritora, pesquisa a relação entre escrita e corpo na Unicamp. Há oito anos acompanha autores em seus processos de criação, imersões e residências artísticas que culminam em exposições, registros audio-visuais ou coletâneas colaborativas. É autora do romance "Com o corpo inteiro", contemplado pelo PROAC (2016) e finalista do Prêmio SP de Literatura (2020) e organizadora de "Mulheres de Terra e Água" (2022), lançado pela editora Elefante. O resultado de suas investigações seguem confluindo para o projeto TOMAR CORPO, que já percorreu regiões como Pantanal, Amazônia, Mata-Atlântica e Nordeste do Brasil. 




        do penso logo existo,
                        ao sinto, logo somos.


É possível participar dos projetos, das pesquisas, publicações, imersões e residências, fazendo parte da nossa REDE. É possível COLABORAR para a existência de novos projetos e de nossa sede na Bahia. A plataforma TOMAR CORPO segue aberta para abarcar atividades com o mesmo propósito, formando uma teia que envolve parceiros, apoiadores, participantes e público. Abaixo, agradecemos a algumas de nossas parcerias institucionais:




fale conosco ;)

Lucila Losito 
lucilalosito@gmail.com 
55 11 91160.8382


* Fotos: Camilla Loreta

TOMAR CORPO . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates